Assuntos vários sobre o ISEC, o IPC e o Ensino Superior em Geral.
para comentar a qualidade/problemas/futuro do ISEC, do IPC e do ES.
ou outros assuntos da nossa comunidade que queiram informar ou alertar.
Assuntos vários sobre o ISEC, o IPC e o Ensino Superior em Geral.
8 Comments:
O futuro do ISEC, tal como o futuro de qualquer empresa que queira ter sucesso para acima de tudo por QUALIDADE.
A meu ver o ISEC tem de apostar seriamente no ensino de qualidade, o que não é o cenário actual, por muito que o queiram fazer parecer.
Não é com politicas agressivas de marketing que isso se consegue, é sim através de um corpo docente qualificado e com instalações adequadas ao ensino das várias engenharias.
A melhor publicidade que o ISEC pode ter, é o boca a boca, isto é, as opiniões de quem cá estuda/estudou ou trabalha e dos empregadores...
Concordo com a questão da qualidade.
Sem dúvida que é fundamental para o futuro do ISEC.
No entanto não acredito que enquanto a gestão estiver a cargo dos docentes isso seja possível.
Os docentes devem única e exclusivamente dedicar-se ás aulas e à investigação.
A gestão deveria estar a cargo de Gestores devidamente qualificados.
É verdade hoje é dia 20 de Novembro. Ou seja a proposta de adequação de cursos deveria ter sido entregue a 15 de Novembro.
Alguém pode informar se foi entregue?, e que cursos foram propostos.?
Já agora e mestrados?, vamos todos para a fctuc ou ficamos por cá.
Será q este instituto não tem mais onde gastar o dinheiro??? é almoço de natal, jantar de natal, prendas para os putos... e andamos nós com falta de equipamentos e espaço nos laboratórios, a congelar com o frio nas salas de aula, com salas de computadores a abarrotar de gente, meia duzia de impressoras pra todo o isec...etc...
Srs do conselho directivo: tenham vergonha...
Acho que um dos aspectos que o ISEC deve desenvolver é o contacto com outras escolas europeias. Talvez elaborando uma espécie de "mini-planos tecnológicos com o MIT".... :)))
Sugiro que o Gabinete de Relações Internacionais da AE contacte outras Associações de Estudantes de escolas de Engenharia e proponha a celebração de um protocolo para a troca de informações.
Pessoalmente acho que todos nós beneficiaríamos se tivessemos acesso a informação agregada (entenda-se, num formato que ultrapasse a simples pesquisa nos web-sites) sobre sebentas, planos curriculares dos cursos homólogos, material de apoio e trabalhos desenvolvidos nas disciplinas, projectos em curso desenvolvidos pelas Associações de Estudantes de outros países, etc, etc, etc.
Acho que poderia ser criada, por exemplo, uma compilação anual, em formato digital,da informação recolhida ao abrigo desse protocolo, que todos poderíamos comprar por "quaisquer 3 ou 4 E$tudantes" e cujas verbas reverteriam a favor das Associações de Estudantes para o desenvolvimento de outros projectos de interesse.
Penso que não seria difícil de concretizar (não teria necessariamente de abranger todos os países da UE mas poderia ir nesse sentido) e disponibilizo-me desde já para colaborar duas horas diárias com a Associação de Estudantes (preferencialmente das 9 às 11h; não exigo estatuto de dirigente associativo :) ).
Entretanto, caso alguém acredite nesta ideia e a quiser desenvolver, deixo alguns aspectos/pensamentos que poderão ser relevantes:
1 - O objectivo desse protocolo poderia ser "criação de uma plataforma eficaz de troca e divulgação de material científico
entre as escolas da EU através de uma compilação em formato-digital com informação agregada e que fosse facilmente distribuido pelas Associações de Estudantes entre a comunidade académica.
2 - Teríamos de discutir com as outras Associações o tipo de informação e a forma de apresentação da compilação (parece-me que uma espécie de "páginas web gigante e com interface intuitivo" gravada num simples cd serviria para o efeito).
3 - Teríamos de resolver algumas questões relativas a direitos de autor.
4 - Os idiomas levantarão certamente algum problema a resolver.
5 - Cada AE ficaria responsável por entregar periodicamente a informação (compilada em modelo a discutir) e, posteriormente,
distribui-la à comunidade académica do seu país.
6- Mil e "não sei quantos" assuntos mais! :)
7 - Se pelo menos meia dúzia de pessoas acreditarem nesta ideia e se juntarem a ela pode ser que deixe de parecer inconcretizável.
Já agora, parece-me importante que a "Gestão da Escola" e a AE "façam das tripas coração" para realizar na nossa escola um evento internacional anual que consiga trazer à escola não só "meia dúzia de professores durante umas horas" mas um grande número de alunos e professores durante alguns dias (por exemplo, o ISCAC participa desde à alguns anos, num evento chamado "Euroweek" destinado a alunos de gestão, com estas características.)
O marketing junto da comunidade académica europeia já "é(e será ainda mais) importante com a implementação completa do Tratado de Bolonha (2010????).
Saudações académicas!
rui_braga@yahoo.com
ATENÇÃO PESSOAL! PORQUE É QUE AINDA NÃO SAÍRAM OS HORÁRIOS DO 2º SEMESTRE? E AS DATAS DE EXAMES DA ÉPOCA ESPECIAL? NOUTROS TEMPOS JÁ ESTAVA TUDO EM ORDEM DESDE O MEIO DO 1º SEMESTRE!!!! Balha-nos DEUS.....
Sera q existe no ISEC alguem q tenha capacidade para gerir convenientemente o accesso a internet...pois ultimamente tem sido muito complicado e quem precisa de ir la professionalmente nao consegue...triste instituição onde engenheiros nao tem capacidade para gerir sem problemas um servidor para a comunidade do isec em geral...
Sim, realmente a qualidade é relativa.. que dizer do inicio do 2º semestre a 25 de Fevereiro de 2008 e hoje 22 de Fevereiro de 2008, sexta feira. 16.24 e ainda não foram divulgados oa horários.... realmente qualidade...onde?????
Enviar um comentário
<< Home